Mais de R$ 4,5 milhões. Esse é o valor destinado, ao longo dos últimos quatro anos, pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) aos projetos da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, por meio do Fundo da Infância e Adolescência e do Fundo do Idoso, com a articulação do ex-governador Marconi Perillo. Referência em atendimento materno-infantil, a Santa Casa se destaca pelas suas unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica, além de ser um importante centro regional de tratamento oncológico.
Na manhã desta terça-feira, 15, o ex-governador visitou a instituição e destacou a importância do hospital para a saúde pública de Anápolis. Durante a visita, Perillo prestou homenagem ao médico Henrique Santillo, ex-ministro da Saúde, ex-governador e um dos primeiros profissionais a atuar na Santa Casa. “Conheci a Santa Casa acompanhando o Dr. Henrique Santillo. Ele era senador, eu tinha 19 anos. Foi um mestre que nos ensinou pelo exemplo de amor e caridade”, afirmou.
O ex-governador também relembrou o momento em que, há quatro anos, levou os dirigentes da Santa Casa à sede da CSN, em São Paulo, para apresentar os projetos da instituição e cumprir todas as exigências técnicas e documentais necessárias para a liberação dos recursos. Segundo ele, essa iniciativa despertou na Santa Casa o interesse em buscar novas parcerias com outras empresas.
Ao final da visita, Marconi Perillo reiterou seu compromisso com a instituição e destacou a alegria de reencontrar antigos colaboradores, como a ex-diretora Irmã Rita Cecília. “Aqui é uma casa de amor aos pobres, com atendimento de qualidade. Destaco o centro de quimioterapia, a assistência às crianças e às mães. Sou testemunha das diversas regiões que são socorridas pela Santa Casa e vou continuar ajudando essa obra de caridade. Espero ter condições de fazer ainda mais”, declarou.
O presidente da FASA, Frei Carlos Antônio da Silva, ressaltou a importância do repasse para a continuidade e o fortalecimento dos serviços prestados pela instituição. Segundo ele, os recursos viabilizados pela CSN foram fundamentais. .“Esses investimentos refletem diretamente na qualidade do cuidado oferecido à população, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade social. É uma demonstração concreta de responsabilidade social e solidariedade”, afirmou.
O bispo coadjutor da Diocese de Anápolis, Dom Waldemar Passini Dalbello, que também é conselheiro da FASA, conduziu o momento religioso e ressaltou as misericórdias diárias presentes no cotidiano da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis. Ele enfatizou a gratidão pela parceria da CSN com os projetos do hospital.
A apresentação dos investimentos foi conduzida pelo responsável pelas relações institucionais da FASA, diácono Júlio César Gomes. Ele apresentou os números de atendimentos referentes ao ano de 2024. A visita institucional contou com a presença de membros do Conselho Curador da FASA, diretores do hospital, colaboradores, representantes religiosos e autoridades políticas locais, incluindo ex-vereadores, deputados e lideranças comunitárias.










