Nos dias 25 e 26 de março, aconteceu o treinamento em coleta de exames laboratoriais na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis. Para a supervisora das UTI adulto, Noemia Márcia da Silva Nunes, a medida é essencial para garantir precisão nos diagnósticos e segurança para pacientes e profissionais. Capacitar a equipe reduz erros, evita contaminações e assegura a qualidade das amostras coletadas, além de contribuir para um atendimento mais eficiente e ágil.
Com uma equipe bem treinada, dentro das UTIs, na avaliação da supervisora, o cuidado se torna mais humanizado, impacta diretamente na recuperação dos pacientes e promove um ambiente de saúde mais seguro e eficaz, além de evitar infecções e intercorrências.
Na avaliação da supervisora e responsável técnica do laboratório, Amanda Magalhães Diniz, a capacitação integrada entre os colaboradores da UTI e do laboratório foi fundamental para que cada equipe compreenda os procedimentos técnicos realizados em conjunto. “A integração reforça a importância do cuidado e da humanização no atendimento ao paciente, pois garante que esses princípios sejam priorizados em todas as etapas do nosso atendimento”, destaca.