Comissão de Controle de Infecção Hospitalar apresenta dados e reforça estratégias de prevenção

Na sexta-feira, 21 de fevereiro, foi realizada a reunião ordinária da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, com o objetivo de apresentar dados e promover uma discussão para a análise dos números e o planejamento de ações.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar é um órgão de assessoria da alta direção do hospital, responsável por executar ações de controle de infecção. Regida pela Portaria nº 2.616/98, suas principais competências incluem: elaborar e divulgar dados sobre a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e apoiar a implementação de ações para a melhoria de processos, a fim de minimizar e evitar riscos de IRAS.

De acordo com a enfermeira responsável pelo controle de infecção hospitalar, Adriane Marçal Fenato de Andrade, as reuniões ordinárias da comissão ocorrem trimestralmente, com o objetivo de divulgar dados e discutir estratégias para o controle de infecção. “As primeiras reuniões do ano são planejadas estrategicamente, incluindo um comparativo entre os anos, para identificar pontos de melhoria e fragilidades a serem trabalhadas”, detalha.

Adriane Andrade destaca que os números apontam uma melhoria significativa nas seguintes áreas:

  • Redução de 20% nas infecções da corrente sanguínea;
  • Redução de 70% nas infecções do trato urinário;
  • Redução de 40% na pneumonia associada à ventilação mecânica.

Em sua avaliação, o compromisso da equipe é continuar o trabalho para garantir uma assistência segura e livre de infecções, com foco na melhoria contínua e na qualidade do atendimento aos pacientes.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site, ao continuar navegando, você concorda com nosso uso de cookies. Saiba Mais.