Cuidados paliativos são tema de encontro com colaboradores da UTI adulto

Vamos falar sobre cuidados paliativos? Dentro de uma caixinha com esse nome, surgiram muitas perguntas direcionadas ao médico paliativista Mathias Vilas Boas. A discussão com a equipe da UTI adulto aconteceu na quarta-feira, dia 26, com o objetivo, segundo o médico, de promover uma capacitação em que todos pudessem expor suas opiniões sobre o tema e sanar dúvidas. “Assim, respeitamos a biografia de cada um dos nossos pacientes, que estão aqui, e promovemos um atendimento mais humanizado”, destacou.

Segundo Mathias Vilas Boas, os cuidados paliativos dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são fundamentais para garantir qualidade de vida e dignidade a pacientes com doenças graves ou terminais. Na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, a equipe multidisciplinar—composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, dentre outros —atua para oferecer suporte tanto ao paciente quanto à família, assim como promover conforto e respeito à autonomia do indivíduo.

Para o médico, momentos como esse, em que as equipes discutem os cuidados paliativos, são fundamentais, pois a comunicação clara, a escuta ativa e a empatia são indispensáveis para compreender as necessidades e desejos do paciente, além de orientar os familiares sobre os processo de tratamento. “O atendimento humanizado dentro da UTI não apenas melhora a qualidade da assistência, mas também fortalece o vínculo entre profissionais e pacientes, ao garantir que cada vida seja respeitada com dignidade”, destaca.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site, ao continuar navegando, você concorda com nosso uso de cookies. Saiba Mais.