O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, tem como objetivo conscientizar a população, reduzir o estigma da doença e homenagear pacientes em tratamento ou em remissão. A campanha busca combater a desinformação e incentivar ações de apoio às pessoas afetadas pelo câncer.
O oncologista Adriano Maltez destaca a importância da prevenção primária e secundária. “Se evito fumar, previno o câncer de pulmão; se evito exposição excessiva ao sol, reduzo o risco de câncer de pele; se evito ultraprocessados e consumo excessivo de álcool, estou adotando medidas para preservar minha saúde”, explica. Ele também enfatiza a importância dos exames preventivos, que possibilitam a detecção precoce de cânceres como o de colo do útero, mama, próstata e intestino grosso, aumentando as chances de cura e tornando o tratamento menos doloroso.
A Santa Casa de Misericórdia é referência no tratamento de pacientes com câncer, oferece atendimento especializado no Pronto-Socorro Oncológico 24 horas, consultas médicas, diagnóstico, cirurgia e quimioterapia, que em 2024 administrou cerca de 8 mil doses. O hospital também conta com UTI adulta para suporte intensivo aos pacientes.
Ainda neste semestre, a instituição expandirá seus serviços com a inauguração do Centro de Radioterapia, que busca ampliar as possibilidades de tratamento e reforçar seu compromisso com a saúde dos pacientes oncológicos. A mobilização, a humanização e o acolhimento fazem parte da rotina diária do hospital.