Frei Carlos Sartin promove reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2025

Na tarde de terça-feira, 11 de março, Frei Carlos Sartin, OFM, fez abertura da Campanha da Fraternidade 2025, durante encontro com os colaboradores no auditório Zita Duarte. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), a campanha deste ano propõe um olhar atento à crise socioambiental e à necessidade de uma conversão integral, unindo fé e compromisso com a Casa Comum.

Durante a palestra, Frei Carlos Sartin destacou a importância de reconhecer o caminho já percorrido pela Igreja em questões ambientais, mencionou a Encíclica Laudato Si’ , do Papa Francisco, e o Sínodo da Amazônia como marcos fundamentais para a reflexão e ação. Além disso, abordou os impactos do atual modelo de desenvolvimento no meio ambiente. “O método que a CNBB utiliza é sempre o ver, o julgar e o agir; e deveríamos aplicá-lo em vários momentos da nossa vida”, sugeriu.

Outro ponto central da discussão da Campanha da Fraternidade, apresentada por frei Carlos Sartin, foi a necessidade de uma mudança profunda nos estilos de vida, alinhada à Doutrina Social da Igreja e ao compromisso com a justiça socioambiental. O frade ressaltou que a ecologia integral deve ser um elemento presente nas dimensões litúrgica, catequética e transformadora da fé cristã; e promover novas relações entre o ser humano, Deus e a natureza; além de reforçar  a importância do engajamento das comunidades, pastorais e movimentos sociais na busca por justiça e reparação para os atingidos por desastres ambientais.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site, ao continuar navegando, você concorda com nosso uso de cookies. Saiba Mais.