Mais um passo importante foi dado na sexta-feira, 10 de janeiro, para a consolidação do Centro de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis. O local recebeu a visita do ministro interino das Relações Institucionais, Olavo Noleto, acompanhado do deputado federal Rubens Otoni, do deputado estadual Antônio Gomide, do vereador Marcos Carvalho, entre outras autoridades. A recepção foi conduzida pelo bispo da Diocese de Anápolis, Dom João Wilk, e pela diretora executiva, Irmã Marinez Arantes. Diretores e colaboradores da FASA/Santa Casa também marcaram presença.
A construção do Centro de Radioterapia, com previsão de inauguração ainda neste ano, integra o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (PER/SUS). O principal objetivo do plano é ampliar e criar novos serviços de radioterapia em hospitais habilitados pelo SUS, para reduzir os vazios assistenciais e atender às demandas regionais de assistência oncológica, em consonância com Estados e Municípios.
Durante a visita, o ministro destacou a importância de conhecer os espaços em implantação e ressaltou o papel da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, que já realiza um trabalho relevante no atendimento aos pacientes com câncer pelo SUS. Com a inauguração do Centro de Radioterapia, a instituição ampliará suas atividades, consolidando-se como referência em tratamento oncológico.
O deputado Antônio Gomide, que frequentemente destina emendas à Santa Casa, elogiou as instalações e adiantou que, em 2025, mais recursos serão destinados à instituição. A diretora executiva, Irmã Marinez Arantes, reforçou a relevância do apoio institucional dos deputados e do ministro, em uma demonstração de sensibilidade às demandas da cidade e reconhecimento a importância do trabalho desenvolvido pela Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, principalmente junto à comunidade mais carentes.