No dia 15 de janeiro, aconteceu a segunda palestra da Campanha Janeiro Branco, na qual a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis recebeu a psicóloga Vitória Mazon, especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitiva Comportamental. Segundo a palestrante, a mensagem central da campanha reforça que cuidar da saúde mental não deve ser uma preocupação restrita ao início do ano, mas sim uma prioridade constante.
“No ambiente hospitalar, isso se torna ainda mais relevante, já que os profissionais podem enfrentar uma carga emocional intensa e altos níveis de estresse diariamente”, avalia Vitória.
Ela ressalta que falar sobre saúde mental nesse contexto é essencial para combater preconceitos ainda existentes, pois permite que os colaboradores reflitam e adotem práticas que promovam o bem-estar coletivo. Esse cuidado impacta diretamente a qualidade dos serviços prestados.
Palestras e encontros com os colaboradores, acredita Vitória Mazon, têm impacto direto na melhoria do bem-estar geral, previne problemas como estresse, burnout, ansiedade e depressão, comuns em ambientes de alta pressão. “As reflexões propostas incentivam os colaboradores a reconhecerem suas limitações e potenciais, buscarem equilíbrio e apoiarem uns aos outros. A saúde depende da harmonia entre as dimensões biológica, psicológica, social e espiritual”, destaca.
O diálogo constante, sugere a psicóloga, promove um ambiente mais saudável e produtivo, fortalece as conexões sociais, a empatia e a colaboração.