O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) é um setor essencial dentro da Santa Casa de Misericórdia. De acordo com a coordenadora Letícia de Carvalho Barbosa Afonso, engenheira de segurança do trabalho, seis colaboradores integram o departamento, que tem como objetivo prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de promover um ambiente seguro para os profissionais da saúde.
O SESMT atua na identificação de riscos de maneira interdisciplinar com outros setores e propõe soluções preventivas que garantem o cumprimento das normas de segurança. Uma das funções essenciais do SESMT é promover treinamentos e capacitações para os profissionais de saúde, como a que aconteceu no último dia 27 de fevereiro: a primeira reunião da Brigada de Incêndio. Além disso, em parceria com outros setores, como a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), organiza eventos como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente, que ocorre em abril.
As orientações do SESMT, no entanto, são contínuas, incluem medidas de controle dos riscos ocupacionais, como a realização de exames médicos periódicos, de retorno ao trabalho e de mudança de função, dentre outros exames exigidos por lei.
O setor também está atento ao uso correto dos equipamentos de proteção individual, como máscaras, além de estabelecer regras que proíbem o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho, bem como o uso de calçados abertos. Além disso, o setor fornece orientações para a adoção de condutas adequadas em situações de acidente.